Uma lixeira no celular seria um lugar para onde seus arquivos deletados iriam antes de serem excluídos definitivamente. Mas será que no Android existe uma lixeira? É possível recuperar esses arquivos deletados antes deles serem excluídos definitivamente? Vamos então encontrar as respostas.

Existe uma lixeira no celular?

Não, o Android não tem uma Lixeira como o seu computador. Por quê? Se um smartphone tiver uma lixeira, o espaço limitado fornecido pelos fabricantes pode ser facilmente preenchido, exceto para telefones com uma memória interna muito grande.

Os dados em um smartphone são constantemente atualizados devido a mensagens e outros aplicativos nos quais compartilhamos e recebemos constantemente imagens e vídeos. Em um ponto, sempre pensamos que os dados não são mais úteis e vamos excluí-los. Precisamos pensar que na quantidade de vezes que fazemos isso.

No que diz respeito a dados importantes, geralmente fazemos backup automático na nuvem para liberar espaço nos nossos dispositivos. Essa é uma das razões pelas quais certos fabricantes fornecem armazenamento na nuvem, como o Dropbox, Google Drive, Apple iCloud. Mas a lixeira pode ficar disponível no futuro para o telefone Android quando esses requisitos de armazenamento forem devidamente atendidos.

Lixeira em smartphones

Não há lixeira nos smartphones, mas é possível adicionar o recurso. (Foto: Wikitechy)

Mesmo sem lixeira no Android posso recuperar arquivos deletados?

A resposta é sim! Mas eles não são 100% recuperáveis. Isso depende de: onde você armazena seus dados do Android, no cartão micro SD ou no armazenamento interno do Android; se o seu dispositivo Android tem root ou não; e se os arquivos excluídos são substituídos ou não.

Se você deseja recuperar arquivos excluídos, primeiro você precisa encontrar um programa para fazer a recuperação desses arquivos. Há muitos aplicativos e programas para essa finalidade, tanto pagos quanto gratuitos. Você pode fazer isso usando um leitor de cartões microSD ou conectando seu aparelho a um computador.

Como acessar a lixeira do Android?

Existem aplicativos na Play Store que implementam uma lixeira para seu celular e funciona com a maioria dos exploradores de arquivos de terceiros. Você pode configurar a lixeira para funcionar de acordo com suas necessidades, enviando arquivos deletados automaticamente para a lixeira ou através de um comando específico. Há muitos exploradores de arquivos do Android que possuem uma lixeira para onde os arquivos deletados após uma análise de espaço ocupado vão. Só não esqueça de esvaziar a lixeira com frequência para evitar que seu dispositivo fique com a memória cheia.

Vale a pena ter uma lixeira no Android?

Depende muito. Se você tem a política de usar aplicativos de armazenamento na nuvem como o Google Photos, Google Drive, DropBox, OneDrive, o Box Sync, pode não ser necessário ter uma lixeira. Afinal, todos seus arquivos serão automaticamente enviados para a nuvem e não faz sentido querer manter arquivos deletados.

Porém, se você não usa esses programas, usa o celular ou tablet Android para fins profissionais ou tem mais de uma pessoa usando o mesmo aparelho em casa, pode ser uma boa ideia colocar uma lixeira no seu dispositivo. Assim, você garante uma camada de proteção adicional para o caso de alguém ou você mesmo deletar arquivos sem querer.

Como vocês evitam que arquivos importantes sejam deletados dos seus dispositivos? Vocês usam a lixeira nos seus dispositivos Android? Já fazem backup dos arquivos na nuvem? Compartilhem conosco sua experiência e conhecimento!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)