Não perca seu dinheiro com vigaristas online. Você pode usar nossas dicas para identificar e evitar sites falsos, fraudes e telas falsas. Isso serve tanto para páginas e apps acessados nos smartphones e tablets quanto para imagens que as pessoas te enviam para tentar te enganar. Pode ser difícil identificar o que é falso e o que não é, mas um pouco de pesquisa e nossas dicas vai te ajudar.

Cuidado com apps e sites falsos que oferecem ofertas boas demais

Quando você vê preços muito baixos com descontos ridículos, você deve ser um pouco desconfiado. Se os preços parecem bons demais para ser verdade, então, infelizmente, eles provavelmente são. Os sites falsos usam preços baixos para atrair compradores famintos por barganhas a vender rapidamente itens falsos, falsificados ou inexistentes. Pesquise bem, principalmente se é um app oferecendo esses produtos e serviços. Pesquise o nome do site, a oferta, e veja se é confiável. Pesquise o aplicativo antes de confirmar compras, e veja se o app já foi antes parte de algum golpe de tela fake. Quando mais informado você estiver, menores serão as chances de você cair em um golpe.

Nunca pague por transferência bancária

Se você for solicitado a pagar por algo online por meio de uma transferência bancária, desconfie, principalmente quando não houver a opção para outros tipos de pagamentos. Se você comprar algo que seja falso ou inexistente com um cartão de crédito ou débito, você tem alguns direitos para recuperar seu dinheiro. Mas se você pagar por transferência bancária, há muito pouco que você pode fazer para receber seu dinheiro de volta. Apps com tela falsa podem apresentar “erros” no pagamento por cartão de crédito, roubando suas informações dos cartões e ainda por cima, usando sua vontade de comprar para confirmar uma compra com uma transferência bancária. Novamente, lembramos: pesquise! Uma tela falsa ou um app falso pode ser tudo que um golpista precisa para acabar com sua vida financeira.

Verifique novamente o nome do domínio ou do app para confirmar a tela fake

Muitos sites e apps fraudulentos usam um nome de domínio que faz referência a uma marca ou nome de produto bem conhecido. Mas não será o site oficial. Por exemplo, domínios de sites com nomes apontando para promoções e descontos em produtos devem sempre levantar suspeitas, com o mesmo valendo para aplicativos que fazem isso. Você também deve ter cuidado com os domínios que terminam em .net ou .org, já que eles raramente são usados ​​para compras online, portanto, podem ter sido adquiridos por organizações questionáveis.

Outra coisa é tomar cuidado com a tela falsa de aplicativos. Se o app que você estiver usando estiver muito diferente do que você está acostumado, vá para a Play Store ou pesquise online para saber como o app deve realmente parecer. Na dúvida, passe um antivírus no smartphone, desinstale o app e reinstale antes de usar.

Telas falsas no celular

Cuidado com as telas falsas pois elas podem fazer com que você compartilhe informações confidenciais e acabe caindo em golpes. (Foto: HuffPost UK)

Navegue pelo app ou pelo site

Dedique alguns minutos para verificar o site. Talvez visite a página inicial ou as páginas “Sobre nós” e leia o texto. Cuidado com um português ruim, como erros de ortografia e gramática, ou frases que não soam bem. Isso pode significar que o site não é genuíno e foi criado por alguém no exterior para obter um lucro rápido. O mesmo vale pra apps. Apps falsos também frequentemente são bem lentos e travam em vários momentos.

Você também deve verificar se o site lista qualquer informação de contato. Empresas respeitáveis ​​e legítimas sempre listarão maneiras de entrar em contato com elas; Se o site não tiver uma página “Entre em contato”, pode ser fraudulento. Se o site tiver a página “Entre em contato”, mas oferecer apenas um formulário para preenchimento, tenha cuidado, pois isso também pode indicar um site duvidoso. Qualquer empresa que ofereça bens ou serviços deve listar um local de negócios, bem como um número de telefone ou endereço de e-mail através do qual entrar em contato com eles.

Se nenhuma dessas informações estiver disponível, você deve tratar o site como altamente suspeito, assim como um app que não oferece qualquer informação de suporte.

Verifique a política de devoluções do site ou do app

Se a empresa está vendendo um produto online, ele deve ter uma política de envio e devolução listada no site. Se for uma empresa real, ele deve informar como e onde devolver um item defeituoso. O site também deve ter termos e condições e uma política de privacidade que lhe diga exatamente o que planeja fazer com quaisquer dados que você compartilhe e quaisquer direitos contratuais extras que você possa ter. Tudo isso também vale para apps oferecendo produtos ou serviços. A maioria dos apps que oferecem tudo isso tem algum tipo de política de devolução ou compensação.

Leia algumas avaliações online sobre o app ou site

Veja opiniões em várias fontes e sites que agregam reclamações de clientes. Vá para a Play Store e veja o que as pessoas estão falando sobre o aplicativo. Você também deve verificar as páginas de mídia social da empresa para atividades recentes e ver o que outras pessoas estão postando em seus canais sociais. Identifique avaliações falsas prestando atenção aos seguintes indicadores:

1. Existem muitos comentários estranhamente semelhantes?

Deve ser uma bandeira vermelha se você notar uma semelhança nas análises em vários sites. Ao ler as resenhas, você pode notar um conjunto inteiro que usa agrupamentos de palavras e estilos de escrita semelhantes. Isso geralmente significa que os revisores estão copiando informações ou que as revisões foram todas escritas pela mesma pessoa.

2. Os revisores são todos muito novos?

Cuidado com as revisões de novas contas. Algumas das revisões devem ser de membros de longa data do site. Você pode descobrir que a pessoa analisou centenas de websites ou apps, o que lhes dá mais credibilidade do que alguém que reviu apenas um site.

3. A revisão é não factual ou excessivamente factual?

Fatos são importantes em uma revisão; não confie em uma revisão se os fatos ou informações úteis forem leves no local. Da mesma forma, um comentário que não dá nenhuma opinião pessoal pode ser falso e, de qualquer forma, não é uma grande ajuda.

4. Você pode encontrar apenas alguns comentários?

Nesse caso, provavelmente é melhor evitar um site ou app suspeito.

Procure por um cadeado no site

A maioria dos browers mostra um cadeado verde ao lado do URL do site e essa é uma maneira útil de ver se um site é confiável. Mas este passo só deve ser usado em conjunto com outras verificações, apenas no caso. Verifique também se o site começa com “https” no endereço, o que garante mais uma camada de segurança.

Tela para WhatsApp

Alguns aplicativos possibilitam que você crie telas de bate papo falsos. Quando é para brincadeiras, pode ser até divertido. O problema são pessoas que criam conversas falsas no WhatsApp e outros apps para denegrir a imagem de alguém ou até para aplicar golpes.

Quando alguém te enviar o print de alguma conversa, desconfie sempre. Tente conversar com as pessoas envolvidas na conversa. Se possível, peça para a pessoa mostrar o bate papo no próprio celular. Dessa maneira, pode ser descartada a possibilidade de fazer uma tela fake para a conversa.

Como vocês garantem a segurança ao usar smartphones e tablets?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)