Bluetooth no tablet, como ligar?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Se os termos WiFi e conexão de dados móveis não o deixarem completamente confuso, aqui está outro termo que você deve conhecer para usar seu tablet Android. É Bluetooth.

Bluetooth é um protocolo sem fio para comunicação entre dois ou mais dispositivos equipados com Bluetooth. Por acaso, seu tablet Android é equipado com Bluetooth, para que ele também possa conversar com dispositivos Bluetooth, como fones de ouvido, teclados, impressoras e mouses robóticos armados com lasers mortais.

O que é o Bluetooth?

Se você não conhece o funcionamento do Bluetooth, veja uma visão geral de cinco etapas do processo:

Ligue a conexão sem fio Bluetooth nos dois aparelhos.

Torne o dispositivo que você está tentando conectar como detectável.

No seu tablet, escolha o dispositivo periférico na lista de dispositivos Bluetooth.

Opcionalmente, confirme a conexão no dispositivo periférico. Você pode ser solicitado a inserir um código ou pressionar um botão.

Use o dispositivo

Quando você terminar de usar o dispositivo, basta desligá-lo. Como o dispositivo Bluetooth está emparelhado com seu tablet, ele é reconectado automaticamente na próxima vez em que você o liga (ou seja, se você tiver o Bluetooth ativado no tablet).

Os dispositivos Bluetooth estão marcados com o logotipo Bluetooth. É sua garantia de que o dispositivo pode funcionar com outros dispositivos Bluetooth.

Você costuma usar o ícone Compartilhar para aproveitar os periféricos Bluetooth. Em um aplicativo, escolha o ícone Compartilhar para enviar o que estiver visualizando para um periférico Bluetooth.

Se o seu dispositivo não tiver o Bluetooth, apenas com um acessório conectado ao tablet é que você poderá usar o Bluetooth. Porém, hoje em dia é raro um tablet que não tenha Bluetooth.

IMPORTANTE: não dá pra “baixar” ou “instalar” o Bluetooth. Este é um componente físico do dispositivo. Apps e programas que prometem “instalar” o Bluetooth geralmente são apps de golpistas.

Bluetooth no tablet

Ative o Bluetooth no seu tablet para conectar com facilidade outros dispositivos. (Foto: Fabrik Brands)

Como ativar o tablet com Bluetooth?

Você deve ativar o Bluetooth do tablet antes de poder usar os periféricos Bluetooth. Veja como ativar o Bluetooth em um tablet Android:

Abra o aplicativo Configurações.

Em alguns tablets Samsung, toque na guia Conexões.

Verifique se o controle principal ao lado do item Bluetooth está definido como Ativado.

Deslize o ícone para a direita para ativar.

Quando o Bluetooth está ativado, o ícone de status do Bluetooth é exibido. Ele usa o logotipo do Bluetooth.

Para desativar o Bluetooth, repita essas etapas, mas deslize o controle principal para a esquerda, para a posição Desligado.

Você também encontrará um interruptor Bluetooth nas Ações rápidas do tablet.

Emparelhar com um periférico Bluetooth

Para estabelecer a conexão Bluetooth entre o tablet e outro dispositivo, como um teclado Bluetooth, siga estas etapas:

Verifique se o Bluetooth está ativado.

Ligue o dispositivo Bluetooth ou verifique se o rádio Bluetooth está ligado.

Alguns dispositivos Bluetooth possuem interruptores de energia e Bluetooth separados. Seu objetivo aqui é tornar o dispositivo Bluetooth detectável.

No tablet Android, toque no ícone Aplicativos na tela inicial e abra o aplicativo Configurações.

Escolha Bluetooth.

Em alguns tablets Samsung, o item Bluetooth é encontrado na guia Conexões no aplicativo Configurações.

Você vê a tela do Bluetooth. Ele mostra todos os dispositivos já emparelhados com o tablet. Também são mostrados na lista outros dispositivos Bluetooth disponíveis para emparelhamento.

Se o dispositivo Bluetooth tiver uma opção para se tornar visível ou detectável, selecione-o.

Por exemplo, alguns aparelhos Bluetooth têm um pequeno botão para pressionar que torna o dispositivo visível para outros aparelhos Bluetooth.

Depois de tornar o dispositivo Bluetooth visível, ele deve aparecer na tela do Bluetooth. Caso contrário, toque no botão Pesquisar dispositivos. Em alguns tablets, o botão pode ser rotulado como Digitalizar.

Escolha o dispositivo Bluetooth da lista.

Se necessário, digite a senha do dispositivo ou reconheça a conexão.

Nem todo dispositivo tem uma senha. Se solicitado, confirme a senha no tablet Android ou no outro dispositivo.

Depois que você reconhece a senha (ou não), o dispositivo Bluetooth e seu tablet Android estão conectados e se comunicando. Você pode começar a usar o dispositivo.

Os dispositivos conectados aparecem na janela Configurações do Bluetooth, sob o título Dispositivos emparelhados.

Como desligar o Bluetooth?

Para interromper a conexão, você pode desligar o dispositivo ou desligar o rádio Bluetooth no seu tablet Android. Como os dispositivos estão emparelhados, quando você ativa o Bluetooth e o reativa, a conexão é restabelecida instantaneamente.

Como você usa o dispositivo depende do que faz. Por exemplo, um teclado Bluetooth pode ser usado para entrada de texto; um computador usando Bluetooth pode ser acessado para compartilhar arquivos (embora esse processo seja lento e doloroso); e uma impressora pode ser usada para imprimir documentos ou fotos.

Você pode desemparelhar um dispositivo tocando no ícone Configurações, localizado na extrema direita, ao lado de um dispositivo emparelhado. Escolha o comando Desemparelhar para interromper a conexão Bluetooth e parar de usar o dispositivo.

Você precisa desemparelhar dispositivos que não planeja usar novamente no futuro. Caso contrário, basta desligar o dispositivo Bluetooth quando terminar.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário