Acessar e controlar um computador a partir do celular pode ter muita utilidade, especialmente se você trabalha na área de TI e precisa estar sempre preparado para resolver algum problema remotamente. O antigo VNC era uma das maneiras mais comuns de acesso remoto gratuito, mas com as interfaces pesadas do Windows e especialmente com o Aero ativado, algumas incompatibilidades do VNC tem feito o mesmo perder mercado para outras ferramentas. Uma destas ferramentas se baseia no protocolo RDP (Remote Desktop Protocol) que talvez você não conheça mas é a base do serviço de “Área de trabalho remota” do Windows.

Tendo o RDP ativado em seu computador você precisa utilizar um cliente de RDP para se conectar ao computador. No Android um cliente RDP de excelente qualidade é o Remote RDP Lite. Ele é rápido e fácil de utilizar, permitindo zoom da tela remota e facilitando os cliques em botões pequenos ou mesmo texto a partir da tela do telefone. Já testei vários e este foi sem dúvida o melhor. Mesmo em conexões 3G de baixa velocidade o resultado foi aceitável e não tive problemas para usar o computador remoto. Utilizo ainda um Motorola A853 (Milestone) que não é de última geração e o Remote RDP funcionou muito bem.

Cliente de área de trabalho remota para Android

Acesse seu computador pelo Android

O Remote RDP permite salvar as conexões remotas em seu aparelho, inclusive com a senha, de forma que a conexão é feita rapidamente apenas com um click. É perfeito para quando o acesso remoto é urgente e você não tem como procurar um computador confiável para utilizar. É sem dúvida mais seguro e mais ágil do que usar uma lan house ou um computador possivelmente comprometido por vírus na casa de algum parente!

Visite o Android Market e faça o download do Remote RDP Lite, que é gratuito. Há também uma versão paga com mais funcionalidades que certamente vale a compra para quem necessita muita da ferramenta!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)