Na história do áudio, poucas categorias de produtos se expandiram tão rápida ou drasticamente quanto os alto falantes sem fio. Nos últimos anos, a evolução da tecnologia de áudio sem fio ajudou o gênero a mudar da novidade para quase onipresente. De caixas de som e caixas de som, fizemos a transição para uma legião de alto-falantes sem fio que permitem transmitir todo o catálogo de músicas gravadas da sua poltrona.

No entanto, embora nunca tenha havido um horário melhor para entrar no jogo de alto-falante sem fio, o oceano de opções disponíveis pode ser bastante difícil. Assim, reunimos este guia para ajudá-lo a filtrar o ruído e concentrar-se na melhor solução para sua correção de áudio sem fio com as dicas de como escolher uma caixa de som portátil.

Antes de começarmos a estreitar o campo do alto-falante sem fio, vamos primeiro lançar alguma luz sobre as tecnologias sem fio mais comuns disponíveis. Se você já conhece esses termos, sinta-se à vontade para pular para a próxima seção. Se não, veja nosso resumo rápido para esclarecer as coisas.

Caixa de som por Bluetooth

Para muitas pessoas, o protocolo sem fio ideal será o Bluetooth. O Bluetooth para áudio sem fio cresceu rapidamente desde o início. Embora seja frequentemente prejudicado por uma distância de transmissão pequena, os chips Bluetooth estão enraizados em quase todos os dispositivos móveis ou computadores modernos, e o Bluetooth não requer conexão de rede, o que significa que funcionará em qualquer lugar do planeta. Também é extremamente fácil de usar, exigindo apenas alguns segundos para se conectar.

Em suas iterações mais recentes, o Bluetooth oferece alta funcionalidade e eficiência de bateria. Mas o mais importante, embora já tenha sido conhecido por sua baixa resolução de áudio, o Bluetooth agora é indistinguível do streaming de WiFi. Com o codec aptX adicionado e outras melhorias, o Bluetooth pode até mesmo fornecer resolução de qualidade de CD simulada. Geralmente a versão mais atual do Bluetooth é a mais eficiente, mas a qualidade sempre ganha quando vem a diferença entre este ano e os modelos do ano passado. Como sempre, deixe seus ouvidos decidirem.

Caixa de som portátil com NFC

NFC, ou Near Field Communication, é um protocolo sem fio que você ouvirá muito ao comprar alto-falantes sem fio, mas não é tão importante assim. Seu alcance é extremamente limitado, exigindo que os dispositivos fiquem próximos o suficiente para a transferência de dados. E quando se trata de alto-falantes sem fio, é realmente útil apenas para simplificar a conexão Bluetooth entre seu telefone e seu alto-falante (chamado emparelhamento), realizado apenas tocando os dispositivos juntos. Em outras palavras, a NFC não é útil para todos e certamente não é necessário.

Caixa de som portátil com WiFi

Embora o Bluetooth tenha criado muito espaço no áudio sem fio, o WiFi ainda é superior em alguns aspectos. Na melhor das hipóteses, o streaming WiFi pode oferecer uma série de serviços e recursos para o seu alto-falante, bem como acessar o áudio de várias fontes, como dispositivos de armazenamento NAS ou servidores de mídia. O WFi também permite uma transmissão de áudio de maior resolução que o Bluetooth, tornando-o ideal para quem procura um alto-falante premium para reproduzir arquivos de áudio de alta resolução. Também é preferível que você não queira que suas músicas sejam interrompidas por notificações por celular.

Dito isso, o WiFi costuma ser mais caro e, de certa forma, limitado. Embora o sinal estendido possa oferecer um alcance mais imediato, os alto-falantes que o empregam geralmente estão vinculados à rede local por meio do roteador, tornando-os seguros. Enquanto cada vez mais alto-falantes estão em alta resolução (maior do que o áudio com qualidade de CD), a ascensão do Spotify e de outros serviços de streaming que transmitem áudio compactado estão cada vez menos incentivando. E enquanto alguns alto falantes são fáceis de configurar via Wi-Fi, alguns podem ser uma dor.

Finalmente (e mais confuso), quando se trata de streaming móvel, o WiFi é geralmente menos um meio completo de conexão, e mais de um sistema de carregamento para outros protocolos de streaming que o utilizam. Esses incluem palestrantes com aplicativos móveis dedicados , protocolos como Airplay e DLNA e a crescente seleção de sistemas de alto-falantes multiroom baseados em aplicativos.

Caixa de som portátil

Aprenda como escolher a caixinha de som portátil certa para atender às suas necessidades. (Foto: CNet)

Alto falante sem fio com Airplay

O Airplay é a maneira mágica da Apple de enviar arquivos, músicas e até vídeos via WiFi. Muitos alto falantes WiFi incorporam a tecnologia e, se tiver um iPad ou iPhone, o pequeno símbolo Airplay no menu do iTunes e de outras aplicações de música torna extremamente simples enviar música para a sua caixa de som, assim que tiver ligado essa caixa ao a rede sem fio. Além de ser específico da Apple, a principal desvantagem do Airplay é que a Apple cobra muito das empresas para usá-lo, o que é passado para você, muitas vezes colocando um peso na sua conta.

Caixa de som com DLNA

Abreviatura de Digital Living Network Alliance, a DLNA é uma organização e um protocolo aberto para transmissão de música, imagens e vídeo a partir de dispositivos através de WiFi. Se você é um usuário Android, essa é a maneira padrão de tocar algo quando se trata de alto-falantes WiFi. Infelizmente, enquanto DLNA é extremamente onipresente, encontrado em tudo, desde consoles de jogos para molduras de fotos digitais, também é notoriamente desajeitado e lento. No mercado atual, há cada vez menos razões para os usuários do Android escolherem DLNA via Bluetooth ou outras opções de WiFi.

Caixa de som com Multiroom

Uma categoria que está se expandindo como uma tecnologia louca de caixas de som multiroom. Esses sistemas conectados por WiFi utilizam um aplicativo móvel integrado que se conecta ao telefone, ao computador e até aos dispositivos de armazenamento. Os sistemas permitem transmitir toda a sua coleção de músicas, bem como aplicativos de streaming. O mais impressionante é que quanto mais alto-falantes multiroom você adicionar ao seu arsenal, mais você pode ligar (a um ponto), permitindo que você espalhe áudio livre de latência por toda a casa, ou toque música diferente em cada um, simultaneamente. Além de todos esses recursos, os alto-falantes multiroom oferecem som de alta qualidade, com cada vez mais sistemas incorporando resolução de qualidade de CD no mínimo. Embora, novamente, os benefícios disso dependam muito do seu áudio de origem.

Os alto-falantes multiroom são impressionantes, e eles estão se tornando cada vez mais o sistema sem fio de escolha, mas uma palavra de advertência rápida: se você precisa apenas de um alto-falante, o multiroom é frequentemente o modo mais caro de ir.

O que você quer em uma caixa de som portátil?

Hoje em dia, dizer que você quer um alto-falante sem fio é como dizer que quer um veículo motorizado: estamos falando de uma scooter ou de um caminhão? Um tanque ou uma Ferrari? Uma única unidade ou uma frota? Dependendo de suas necessidades, você pode gastar mais ou menos com diversas funcionalidades diferentes dos recursos que listamos acima.

Além da ideia básica de conexão sem fio, você desejará decidir os recursos mais importantes para você. Você vai estar ouvindo principalmente em casa ou em movimento? Na sala de estar ou na piscina? Perto de uma fonte de energia ou na mata? Você está adquirindo arquivos FLAC de alta resolução ou vai fazer streaming por um app? Determinar como você deseja usar seu alto-falante ajudará a bloquear o máximo de valor e a melhor experiência de áudio.

Portabilidade da caixa de som

Quando se trata de portabilidade, há um portátil para mover ao redor da cozinha e, em seguida, o portátil do tipo caber no bolso.  Embora haja alto-falantes nos porta-chaves hoje em dia, obviamente, quanto menor você for, mais a qualidade do som sofrerá.

Para um alto-falante de qualidade que vai com você para todos os lugares, nossa lista começa com o rolo do tamanho da palma da mão. Esse tamanho é um bom começo e você pode encontrar muitas opções semelhantes com preços acessíveis.

Se você tem ideia de que o portátil é menos para levar contigo e mais para usar em ambientes limitados, a proporção de desempenho de som para preço sobe consideravelmente. Você precisa de um som potente e talvez usar energia solar para carregar sua bateria, além de uma alça conveniente para mover o aparelho pela casa

Durabilidade da caixa de som portátil

A portabilidade é muito boa, mas é um mundo perigoso e às vezes você precisa de um pouco de proteção. Você pode precisar de alto-falantes pesados, que sejam cobertos de armadura e oferecem alguma resistência à água. Se você estiver indo em uma expedição de rafting, pode precisar de uma solução impermeável e que seja totalmente submersível.

Se você não pode ficar sem um excelente desempenho de áudio, mesmo na praia, você vai querer conferir alto-falantes que ofereçam qualidade de som incrível em uma concha totalmente blindada, uma ótima opção se você não se importar com um alto-falante que tenha um design um pouco pior. A durabilidade em alto-falantes portáteis nos dias de hoje é mais uma característica padrão do que uma atualização cara.

Aspectos inteligentes em uma caixa de som portátil

Uma categoria relativamente nova mas que esperamos que cresça com o tempo  é o alto-falante inteligente, que começa com o revolucionário Echo da Amazon. O que ele pode fazer? O que não pode fazer isso pode ser uma pergunta melhor. Oferecendo de tudo, desde placares esportivos e atualizações do clima até compras online, tudo controlado por comandos de voz, dispositivos da Amazon, Google, Apple, e outros fabricantes são muito mais do que um alto-falante. Graças aos aplicativos dedicados e assistente de voz, esses alto-falantes são extremamente divertidos e fáceis de usar, e a qualidade do som através do WiFi é surpreendentemente impressionante.

Caixas de som portáteis Multiroom

Olhando para preencher uma casa grande com músicas e manter todo mundo feliz? Multiroom é a sua solução de áudio de escolha. Vale lembrar que o preço dessas unidades são individuais, e você pode ir comprando cada caixa em épocas diferentes até comprar todas que completam os espaços que você quer.

Alto falantes portáteis premium

Finalmente, há aqueles alto-falantes projetados para ser uma solução de som total. Estas peças são desenhadas para parecerem fantásticas, soarem fantásticas e ocuparem um espaço mínimo para encher a sala de som, sem encher de equipamento. Essas opções buscam fornecer áudio estéreo de alta qualidade, juntamente com a conveniência da conexão sem fio.

De olho na qualidade da caixa de som

Nosso conselho final tem a ver com aprender a encontrar produtos de qualidade. Claro, você pode seguir muitas das marcas que descrevemos acima e tomar cuidado para comprar de vendedores confiáveis, pois há muitos vendendo os produtos falsificados.

Mas além das marcas, você pode procurar por uma construção de qualidade. O gabinete exterior parece chique, ou berrante e barato? Toque na caixa de som: ele parece barato ou sólido? Geralmente, o metal é um sinal melhor do que o plástico, embora um exterior de plástico sólido não seja uma ameaça à qualidade. Além disso, procure estabilidade, pois alguns alto-falantes vão dançar na mesa a partir de faixas pesadas de baixo. Finalmente, deixe seus ouvidos serem seu guia: Se a caixinha soa bem, é boa.

Como vocês escolhem uma caixinha de som portátil? Quais os critérios de vocês?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)