Bluetooth AptX: o que é? Como funciona?

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Se há uma coisa que aprendemos ao longo dos anos, é que muitas pessoas sacrificarão a qualidade do áudio por conveniência. A popularidade dos serviços de streaming de música e fones de ouvido sem fio é a prova disso. Embora raramente uma combinação para um LP bem gravado ou um bom par de fones de ouvido com fio, eles com certeza são poderosos.

Recentemente, no entanto, houve um presságio consciente para a qualidade. O ressurgimento do vinil demonstrou tanto-os LPs certamente não são elogiados por sua conveniência-assim como o aumento do áudio de alta resolução. Então, existe uma maneira de desfrutar de facilidade de uso sem sacrificar o desempenho?

Leia também

O pessoal da gigante de telecomunicações Qualcomm certamente pensa assim. Em janeiro de 2016, a empresa lançou o APTX HD, um codec Bluetooth capaz de transmitir sem fio o áudio de alta resolução entre o kit de suporte Aptx HD-e o rival mais próximo em qualidade do codec LDAC de alta qualidade da Sony. Em poucas palavras, dispositivos Bluetooth, como alto -falantes portáteis, smartphones e fones de ouvido sem fio, agora podem parecer ainda melhor por causa disso.

O APTX HD não é o mais novo ou mais avançado das conexões Bluetooth da Qualcomm – que seria APTX Adaptive e Aptx sem perdas – mas é o hardware mais prevalente no momento e provavelmente será por algum tempo.

Então, o que há de tão bom no Aptx HD? Como você pode ouvir isso? E quais dispositivos são compatíveis? Vamos lá…

Bluetooth aptX: o que é?

Para entender o que é o APTX HD, precisamos discutir o que é o APTX “clássico”. É um algoritmo de codificação de áudio, criado no final dos anos 80, popular entre estúdios de cinema e emissoras de rádio. Steven Spielberg foi um dos primeiros adotantes, colaborando para usar o APTX para gravar áudio para 5.1 reprodução digital para filmes, incluindo Jurassic Park em 1993, e depois a lista de Schindler e salvar o soldado Ryan.

Hoje em dia, o APTX é sinônimo de Bluetooth, que você encontrará em muitos computadores, smartphones, receptores de AV e muitos outros produtos eletrônicos de consumo.

Qual é o problema do APTX? Seu truque de festa é a capacidade de transmitir música, largura de banda completa, em um “CD” de 16 bits/44.1kHz. Observe que ele é “semelhante ao CD” e não “qualidade do CD” porque o APTX usa compactação (o que ajuda a reduzir atrasos no codificação de áudio e minimizar problemas de latência) e, portanto, como a maioria dos outros codecs Bluetooth por aí, não é sem perdas. Também foi projetado para soar melhor que o Bluetooth padrão. O Classic APTX possui uma taxa de compressão de 4:1 e uma taxa de dados de 352kbps.

Uso do aptX

O AptX é uma tecnologia que ajuda na melhoria da qualidade do som através do Bluetooth. (Imagem: Pinterest)

O que é AptX HD?

Agora, para o APTX HD, que é essencialmente um aptx atualizado e aprimorado, com a capacidade de transferir música de uma maneira que permita uma melhor qualidade de som.

Foi lançado em reação à crescente popularidade do áudio de alta resolução e suporta áudio a 24 bits/48kHz. A compressão permanece na proporção de 4: 1, com uma taxa de bits de 576kbps.

Seja uma combinação para um sinal de alta resolução com fio, é discutível e comparações diretas são complicadas, pois você não pode ativar ou desativar o APTX HD como um meio de discernir diferenças na qualidade do som.

O que você precisa para ouvir o Aptx HD?

Existem requisitos para usar o APTX HD. Primeiro, você precisa do hardware certo. Especificamente, estamos falando de dispositivos que contêm um dos SoCs de áudio Bluetooth compatível da Qualcomm (System on Chips).

Eles não apenas podem lidar com áudio de ponta a ponta de 24 bits; Eles também fornecem maior processamento digital-sinal do que seus antecessores. A Qualcomm promete uma menor relação sinal / ruído através da codificação e decodificação, além de menos distorção, principalmente na faixa de 10 a 20kHz.

O requisito para um chipset específico significa que você receberá o APTX HD apenas se tiver os dispositivos certos em primeiro lugar: não há opção para uma atualização de software posteriormente, nem há escopo para nenhum tipo de áudio ‘upscaling’.

A boa notícia, no entanto, é que você não precisa se preocupar com a compatibilidade reversa/futura, pois os dispositivos Aptx HD são compatíveis com fones de ouvido e alto-falantes ‘clássicos’ Aptx.

Quais produtos suportam o APTX HD?

Os smartphones e tablets Android foram alguns dos primeiros produtos a implementar o APTX HD desde o seu lançamento. O suporte agora é bastante comum em vários telefones de diferentes marcas.

Mas agora o APTX HD não está apenas em fones de ouvido, mas em todos os lugares – em fones de ouvido, sistemas sem fio, streamers de música e até uma plataforma giratória de áudio de Cambridge.

Quando se trata de tocadores de música portáteis, já há diversas marcas abraçando o codec para seus dispositivos.

Os fones de ouvido sem fio também estão na lista, buscando entregar uma boa qualidad ede áudio com a portabilidade do Bluetooth.

Poderíamos continuar, mas deixaremos você vasculhar nas especificações de diversos dispositivos quais vão suportar o aptX para reprodução de áudio Bluetooth em alta qualidade.

AptX HD vs LDAC

Então, como o Aptx HD se compara ao seu rival próximo ao codec, LDAC? O codec LDAC da Sony é tecnicamente o codec mais eficiente com uma taxa de dados mais alta. O LDAC permite que você transmita áudio de alta resolução de até 32 bits/96kHz sobre o Bluetooth a até 990kbps, em comparação com o suporte de 24 bits/48khz do APTX HD a 576kbps.

Para o contexto, o mais recente APTX Adaptive, enquanto isso, suporta até 24 bits/96kHz e escala dinamicamente entre 279kbps e 420kbps, enquanto o mais recente APTX sem perdas (que faz parte do novo pacote de som Snapdragon da Qualcomm) promete sem perda de CD (16 -BIT/44.1KHz) Áudio sobre Bluetooth a uma taxa de “além de 1Mbit/s”.

Como é o caso do LDAC, você ainda precisa do hardware certo com o chip relevante para aproveitar os codecs. E o fato de que o hardware raramente tende a suportar ambos os codecs torna complicado comparar os dois.

E quanto ao AptX Adaptative e AptX lossless?

Mas, embora o mais acessível no momento, o APTX HD não é realmente o auge das tecnologias Bluetooth da Qualcomm hoje. Em 2018, a Qualcomm desencadeou uma nova geração de codecs Bluetooth, APTX Adaptive.

O APTX Adaptive, que pode substituir o APTX HD no tempo, combina essencialmente o atual APTX HD com baixa latência Aptx, um codec que possui sincronização de áudio e vídeo com menos de 40 milissegundos de latência quando você está assistindo a um vídeo ou jogando um jogo em seu dispositivo conectado.

Compatível para trás com o APTX e o APTX HD, o APTX Adaptive leva em consideração o ambiente de RF externo em torno do seu dispositivo adaptativo APTX; portanto, você não deve experimentar nenhum abandono ao tirar o telefone do bolso ou da bolsa. Ele otimizará automaticamente o áudio, dependendo se você estiver fazendo chamadas ou ouvindo música também.

Como o nome sugere, o APTX Adaptive é um codec projetado para ser capaz de se adaptar. Em vez de ter uma taxa de bits bloqueada como o APTX Classic, a baixa latência e o APTX HD, a versão mais recente do codec pode escalar dinamicamente a taxa de bits para adaptar e ajustar a qualidade.

Um rápido olhar para os números pode parecer decepcionante. As escalas de taxa de bits do APTX Adaptive entre 279kbps e 420kbps para Música de Qualidade de CD e Hi-RES-muito inferiores aos 352kbps e 576kbps do APTX Classic e HD, respectivamente-mas a Qualcomm diz que o código é simplesmente muito mais eficiente que a versão anterior.

A melhor parte, no entanto, é que, embora a Qualcomm tenha lançado o APTX Adaptive em 2018 com suporte de 48kHz, o codec é realmente capaz de transmitir arquivos de 96kHz sem fio-a música de estúdio de taxa de amostragem é frequentemente gravada e, como arquivos digitais de alta resolução, distribuídos.

Mas não é aí que essa história termina. Oh não. A Qualcomm anunciou recentemente que foi melhor com o APTX Lossless. Este codec mais recente não é apenas capaz de suporte de 96kHz (com taxa de bits de transmissão escalando dinamicamente de 279kbps até 860kbps), mas também transmissão sem perdas na qualidade do CD (16 bits/44.1kHz)-um feito sem precedentes no mundo do Bluetooth Audio.

O APTX Lossless é um recurso totalmente novo da plataforma de áudio de som Snapdragon anunciada por 2021 e é essencialmente o resultado da otimização da Qualcomm a otimizar uma série de tecnologias de conectividade e áudio sem fio no APTX Adaptive.

Voc~es já tem algum dispositivo AptX? Qual? O que acham do desempenho?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário