Como reativar chip?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Fazer com que um telefone desativado volte a funcionar não é algo que você precisa fazer todos os dias, mas pode surgir ocasionalmente. Se o seu telefone atual parar de funcionar ou precisar de conserto, reativar um telefone anterior – se ainda tiver um – pode mantê-lo em funcionamento. Às vezes, também é útil ter um telefone separado em uma conta pré-paga para quando você estiver viajando, para não correr o risco de perder ou danificar seu telefone principal e precisar reativá-lo antes de cada uso. Nem sempre é possível reativar seu antigo SIM, mas quando você pode, o processo é direto.

Posso ativar chip desativado?

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir se o seu SIM pode ser reativado. Se você mudou para uma nova rede, a resposta é sempre “não” porque seu antigo SIM pressupõe que você tenha uma conta com o antigo provedor de serviços. Se você ainda estiver na mesma rede, verifique os termos e condições associados à sua conta. Se você não tiver a papelada de quando ativou o telefone inicialmente, verifique o site da sua operadora ou ligue e fale com um representante de serviço.

Reativação de chip precisa respeitar à carência

Algumas operadoras não permitem que um SIM seja ativado uma segunda vez. Quando você encerra a conta, o SIM não é mais válido e você precisa comprar um novo para reativar o telefone. Outras empresas oferecem um período de tolerância depois que você desativa o telefone. Seu SIM pode ser desativado um dia após o término de seu plano de um mês. Você pode reativar o SIM a qualquer momento durante os 12 meses seguintes, por exemplo, mas o seu número de telefone geralmente muda.

Reativando cartões SIM

A reativação do cartão SIM demanda apenas alguns passos para recuperar seu número. (Foto: GamingPH.com)

Como reativar chip online?

Algumas operadoras podem permitir que você reative seu cartão SIM online, usando sua tela de ativação normal. Normalmente, você precisa de dois números específicos antes de começar: o número de identificação de 19 dígitos que está escrito no cartão SIM e o número IMEI do telefone, que é uma espécie de número de série eletrônico. Você pode descobrir isso acessando o menu Configurações no telefone e procurando uma opção chamada Sobre este telefone ou algo semelhante.

Armado com esses dois números e outras informações da conta, como sua senha antiga ou número da conta, vá para a página de ativação da sua operadora e siga as instruções. Se permitir que você reative seu SIM, seu telefone deverá estar funcionando em apenas alguns minutos. Você precisa concordar com um novo plano para um telefone pós-pago ou comprar tempo de antena, se for um telefone pré-pago. Depois de fazer isso, você deve estar pronto e funcionando.

Reativando seu SIM por telefone

Você também pode reativar por telefone se o processo online não for concluído com sucesso, se você receber uma mensagem de “SIM inválido” ou se simplesmente se sentir mais confortável fazendo isso. Você ainda precisa do número de série do telefone e do cartão SIM, bem como do PIN, senha ou perguntas de segurança usadas na conta.

Se você estiver falando com um representante de serviço, ele fornecerá uma confirmação verbal assim que sua conta estiver ativa e o tempo de transmissão for aplicado.

Passo a passo para reativar seu SIM

Muitas coisas podem fazer com que um cartão SIM (Módulo de identidade do assinante) seja desativado. Principalmente, é devido a fundos esgotados em uma conta pré-paga ou um pagamento inadimplente em uma conta mensal. Em muitos casos, leva apenas algumas horas para reativar o cartão SIM. No entanto, às vezes, pode levar até um dia para a reativação.

Passo 1

Remova o cartão SIM do fone.

Passo 2

Anote os números que estão impressos no cartão SIM. Além disso, anote o número IMEI (International Mobile Equipment Identity) impresso no adesivo embaixo da bateria do telefone.

Passo 3

Entre em contato com sua operadora sem fio para ativar o cartão SIM. Algumas operadoras de telefonia não reativarão os cartões SIM antigos e, em vez disso, enviarão um novo cartão SIM para acompanhar sua nova conta. No entanto, se o seu cartão SIM foi desativado devido a um pagamento inadimplente, ligue para o departamento de atendimento ao cliente para atualizar sua conta. Normalmente, isso é suficiente para reativar o cartão SIM nesses casos.

Passo 4

Forneça o número IMEI e o número do cartão SIM ao seu agente de atendimento ao cliente.

Passo 5

Coloque o cartão SIM de volta no telefone e recoloque a bateria e a tampa.

Carregue a bateria e ligue o telefone. A tela do telefone deve exibir o nome do provedor de serviços ou a quantidade de minutos ou unidades que você possui se o seu SIM for pré-pago.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário