NFC é a sigla para Near Field Communications, e é uma característica de muitos dispositivos portáteis nos dias de hoje. O NFC pode ser um recurso útil e usado. Muitas vezes não é, embora haja um futuro promissor para a tecnologia. Neste artigo, examinaremos o NFC, o que é, como funciona e para o que é usado. Então, você pode também descobrir quais aparelhos possuem a tecnologia.

O que é a tecnologia NFC em celular?

A pista está no nome: Near Field Communications ou, na tradução, Comunicações de Campo Próximo. O NFC é um conjunto de padrões para dispositivos portáteis. Isso lhes permite estabelecer comunicações de rádio pessoa a pessoa (peer-to-peer), passando dados de um dispositivo para outro tocando-os ou colocando-os muito juntos..

A NFC tem sua origem no RFID. O RFID, ou identificação por radiofrequência, é a tecnologia utilizada pelas companhias de navegação, em grandes armazéns e em grandes lojas para acompanhar os produtos. Ele usa indução eletromagnética para transmitir informações em um espaço curto, de modo que, simplesmente digitalizando um recipiente, uma pessoa pode saber o que contém. O NFC é uma tecnologia similar, mas padronizada para smartphones de consumo. Os padrões NFC são definidos por um grupo chamado NFC Forum, que inclui grandes fabricantes de eletrônicos. Em essência, se o seu telefone possui NFC como recurso, ele pode ser usado para transferir dados para outros telefones ou para leitores NFC.

Isso tudo é muito legal. Mas é útil? Primeiro, veremos o funcionamento da NFC, e depois examinaremos mais.

NFC

O NFC possibilita a comunicação próxima entre dois aparelhos para a troca de dados rápida e segura. (Foto: TechVirat)

Como funciona um smartphone com NFC?

NFC é um meio de enviar dados através de ondas de rádio. Nesse sentido, é semelhante ao WiFi ou Bluetooth, mas ao contrário desses protocolos (e como o RFID), o NFC pode ser usado para induzir correntes elétricas dentro de componentes passivos, bem como simplesmente enviar dados. E é mais rápido que o Bluetooth, em geral. Na verdade, os dois estão intimamente ligados.

O NFC pode trabalhar com dispositivos passivos que não requerem sua própria fonte de alimentação, como leitores de cartões. A frequência de transmissão de dados da NFC é de 13,56 MHz. O NFC pode transmitir dados em 106, 212 ou 424 Kbps (kilobits por segundo).

No momento da escrita deste artigo, o padrão NFC possui três modos de operação: o modo peer-to-peer que permite que dois smartphones troquem dados; um modo de leitura / gravação no qual um dispositivo ativo pegue informações de um passivo; e emulação de cartão, no qual um dispositivo NFC, como um smartphone, pode ser usado como um cartão de crédito sem contato.

Existem alguns problemas de segurança com o NFC, mas são gerenciáveis, se não menores. Por um lado, se alguém pode chegar perto o suficiente para você com um leitor NFC, eles podem ler o conteúdo do seu dispositivo habilitado para NFC. Pode ser difícil disso acontecer mas ainda assim, é uma preocupação.

E houve tentativas de criar aplicativos que podiam roubar suas informações. Como com qualquer software que você instala, é fundamental que você saiba exatamente o que está recebendo. O Google Play e, especialmente, o iTunes da Apple são muito bons em manter aplicativos desagradáveis. Mas você nunca pode estar 100% seguro.

Talvez o maior risco para a sua segurança representada pela NFC seja que o seu smartphone seja ainda mais valioso. Colocar todas as suas informações de pagamento em um dispositivo torna você ainda mais vulnerável a esse dispositivo sendo roubado.

Usos do nfc no celular

Então você já sabe o que é NFC e como funciona. Mas o que pode fazer por você? Por que alguns usuários de smartphones consideram o NFC como uma característica importante?

Bem, como mencionado anteriormente, existem tecnologias peer-to-peer onde você pode compartilhar um arquivo ou um contato ao tocar dois smartphones. Isso é um pouco legal, mas dificilmente um recurso imperdível.

Mais importante é o potencial para o comércio sem contato. Imagine o seu telefone sendo usado como um cartão através do NFC? Você pode ver o benefício. Você pode realmente dispensar sua carteira, embora os perigos de perder seu telefone sejam intensificados.

Infelizmente, no momento, muita coisa ainda precisa de popularização. O Google Wallet permite que os consumidores armazenem informações de cartão de crédito e fidelidade em uma carteira virtual e, em seguida, use um dispositivo habilitado para NFC em terminais que também aceitam transações com NFC. O Apple Pay usa o mesmo seistema nos iPhones. Porém, esses sistemas ainda precisam se popularizar.

Outros usos para a NFC incluem as “tags” passivas da NFC incorporadas em cartazes e propagandas que oferecem informações adicionais ou conteúdo de bônus da mesma forma que os códigos QR nos foram empurrados há vários anos. Talvez NFC seja mais popular do que os códigos QR.

Algo que pode ser similarmente culturalmente específico é NFC em brinquedos. Alguns fabricantes de jogos começaram a criar figurinhas que contêm chips NFC. Por sua vez, eles interagem com dispositivos que executam jogos de computador. Então, você pode criar uma ferramenta de realidade aumentada com seu dispositivo NFC.

O uso mais inteligente do NFC é quando ele é incorporado em um processo do usuário. Então, quando você coloca seu smartphone em um fone de ouvido VR do Google Cardboard, é o chip NFC que informa o fone de ouvido para acordar.

Focar no futuro outros usos potenciais para o NFC incluem a capacidade de controlar dispositivos ao redor de sua casa. Talvez sua casa desbloqueie e o aquecimento e as luzes liguem quando seu telefone habilitado para NFC passou por um sensor na entrada. Atualmente, esses recursos são mais tipicamente controlados via WiFi, mas o NFC pode ser mais seguro e exigir menos energia. Marginalmente menos poder.

E existem potenciais benefícios sociais: se todos tivessem telefones inteligentes habilitados para NFC, trocar dados de contato seria bastante direto. Claro que nem sempre pode ser uma coisa boa mas, na maior parte das vezes, os benefícios superam os riscos.

NFC é importante no telefone?

A capacidade de transferir contatos via toque é legal, mas não é importante. Mas o potencial para NFC é enorme. Em última análise, tudo se resume a aplicações no mundo real. Se alguma vez você pode usar o NFC para fazer seu smartphone sua carteira, cartão de viagem e controle remoto de automação doméstica, espere que ele esteja em todos os telefones. E, assim que os pagamentos por telefone móvel se tornem mais populares, o NFC será um ótimo recurso.

Quais celulares tem NFC?

Se você tem um smartphone topo de linha, as chances são de o aparelho tem NFC como padrão. Mas você pode ter certeza ao verificar a lista definitiva de dispositivos compatíveis com NFC no site NFC World. Você também pode pesquisar no Google “(NOME DO DISPOSITIVO) especificações técnicas” para saber se o dispositivo tem NFC.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)