O Gerenciador de dispositivos Android foi renomeado para “Encontre meu dispositivo” e, embora a funcionalidade do aplicativo não tenha mudado, ele recebeu uma atualização visual muito necessária. O Encontre meu dispositivo permite que você rastreie, bloqueie e apague remotamente os dados em um telefone perdido ou roubado. Você também pode ver a duração restante da bateria em seu telefone e a rede WiFi à qual está conectado, além de outros recursos que tornam muito prático encontrar seu dispositivo até dentro de casa.

O Encontre Meu Dispositivo agora faz parte do Google Play Protect, um conjunto de serviços criados para proteger seu telefone contra conteúdo malicioso. O Google está alavancando sua experiência em aprendizado de máquina para verificar e verificar os aplicativos instalados em seu telefone e, embora o recurso Verificar aplicativos já exista, o Google está tornando o processo muito mais visível para os usuários.

Posso instalar o gerenciador dispositivo/encontre meu dispositivo Android?

Antes de mostrarmos como começar a instalar e configurar o Encontre Meu Dispositivo, é importante saber se o seu telefone funcionará com ele. Se você estiver executando um dispositivo executando o Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou posterior, poderá instalar o Encontre Meu Dispositivo. Isso significa que a maioria dos dispositivos Android ativos estão qualificados para instalar o aplicativo.

Como instalar o Encontre Meu Dispositivo?

Esta é a parte fácil. Basta dirigir-se à Play Store e pesquisar Encontre Meu Dispositivo para fazer o download do aplicativo. Em etapas:

Abra a Play Store a partir da tela inicial ou da gaveta de aplicativos.

Procure por Encontre Meu Dispositivo.

Toque nos três pontos ao lado do primeiro resultado da pesquisa e selecione Instalar.

Como entrar no Encontre Meu Dispositivo?

Após a instalação, você precisará fazer login em “Encontre Meu Dispositivo” na sua conta do Google. Se você tiver feito login em mais de uma conta em seu telefone, receberá um menu suspenso a partir do qual poderá selecionar a conta que deseja associar ao telefone.

Abra o Encontre Meu Dispositivo na tela inicial ou na gaveta de aplicativos.

Selecione a Conta do Google com a qual você deseja usar o serviço.

Pressione o botão Continuar como.

Digite a senha da sua conta do Google.

Toque em Entrar.

Conceda acesso ao serviço.

Encontrar dispositivo Android

Encontre seu dispositivo Android com o app do Google e garanta a segurança do seu aparelho. (Foto: Oficina da Net)

Como ver se o seu telefone pode ser encontrado com o Encontre Meu Dispositivo?

Depois de fazer login no app, você verá um mapa com sua localização atual, bem como a marca e o modelo do seu telefone, além de duas opções – Reproduzir som e Ativar Bloquear e apagar. Atingir a última opção permitirá que você comece a usar as funções Bloquear e Apagar. Se você tiver feito login em mais de um telefone, poderá selecionar um dispositivo específico navegando na lista na parte superior da tela.

Abra Encontre meu dispositivo na sua tela inicial ou na gaveta de aplicativos.

Selecione seu telefone na lista de dispositivos na parte superior da tela.

Veja se o seu telefone é detectável.

Se você não conseguir encontrar seu telefone ou se ele disser que o dispositivo não está disponível, é provável que os serviços de localização estejam desativados. O Find My Device confia no GPS para rastrear seu telefone, então agora seria um bom momento para ativar os serviços de localização.

Abra as Configurações na sua tela inicial ou na gaveta de aplicativos.

Toque em Localização.

Alterne Ativar serviços de localização.

Como localizar seu telefone pela internet?

Se você perdeu seu telefone, pode localizá-lo remotamente através do site Encontre Meu Dispositivo. Você precisará fazer login na Conta do Google que foi usada para configurar o recurso Encontre Meu Dispositivo. Demora alguns segundos, mas o serviço deve ser capaz de rastrear seu telefone. Como alternativa, você também pode fazer uma pesquisa no Google por “Encontre Meu Dispositivo” para localizar seu aparelho.

Vá para o site Encontre Meu Dispositivo

Faça login na sua conta do Google.

Verifique se o seu dispositivo está visível

Como tocar seu telefone com o Encontre Meu Dispositivo?

A melhor parte do app é que é facilmente acessível. Se você precisar localizar seu telefone, basta acessar o site ou fazer login no serviço de outro telefone. Depois de entrar no site e localizar o dispositivo, você pode usar a opção Reproduzir som, que reproduz um tom alto no telefone continuamente no volume máximo por cinco minutos, mesmo que você tenha desativado a campainha. Depois de encontrar o seu telefone, você pode apertar o botão de energia para parar o toque.

Localize seu telefone no Find My Device.

Toque em Reproduzir som.

Seu dispositivo começará a tocar. Você pode apertar o botão de energia para parar o som.

Como bloquear seu telefone com o Encontre Meu Dispositivo?

Há também uma opção de bloqueio que permite definir uma nova senha para desbloquear o telefone. Você também pode exibir uma mensagem na tela de bloqueio e adicionar um botão para chamar seu número de volta para que qualquer pessoa que encontre seu telefone possa entrar em contato com você facilmente.

Localize seu telefone no Encontre Meu Dispositivo

Toque em Bloquear.

Digite uma mensagem e um número de telefone para exibir na tela de bloqueio e toque em Bloquear.

Como apagar os dados remotamente?

Se tiver certeza de que você não verá seu telefone novamente, há a opção de apagar os dados remotamente. Selecionar a opção Apagar apaga todos os dados do seu telefone. O serviço também exclui dados de um cartão SD conectado, mas há uma chance de que ele não consiga, com base no fabricante e na versão da plataforma Android. Mesmo se o seu telefone estiver desligado quando você enviar o comando Apagar, o processo de redefinição de fábrica será iniciado assim que estiver online.

Localize seu telefone no Encontre Meu Dispositivo

Toque em Apagar.

Confirme a exclusão de dados pressionando o botão Apagar.

Você está preparado se seu telefone desaparecer? Como foi sua experiência com o Encontre Meu Dispositivo Você usou com sucesso para recuperar um telefone perdido? Deixe-nos saber nos comentários.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)