Os telefones celulares modernos e smartphones são verdadeiros computadores que você carrega na palma de sua mão. Eles tem sistemas operacionais complexos, grande quantidade de memória e sistemas de arquivos compatíveis com os formatos utilizados nos PC’s há vários anos. Como existem diretórios e arquivos no seu telefone celular, é importante ter um programa gerenciador de arquivos para navegar pelos diretórios da memória interna ou dos cartões de memória que estes dispositivos suportam.

Um gerenciador de arquivos muito completo e gratuito que utilizo no Android é o File Expert. Além de permitir navegar pelo diretórios do celular ele vem com várias funções extras como acesso a arquivos compartilhados na rede local pelo Windows ou Samba no Linux, funciona como cliente de FTP, SFTP, FTPS, WebDAV e Bluetooth OBEX.

Além de funcionar como software cliente ele pode ser também servidor de FTP e HTTP e até acessar servidores de arquivo na nuvem como o Dropbox e o Box.net.

Se o aparelho tiver NFC, também permite o compartilhamento de arquivos através desta tecnologia. Em uma rede Wi-Fi, permite o compartilhamento direto de arquivos com outros aparelhos que também executem o File Expert.

Também gerencia os aplicativos instalados no Android, permitindo a desinstalação rápida e o backup de aplicativos. Pode compactar e descompactar ZIP. Consegue descompactar arquivos RAR e GZIP/TAR/TGZ/BZ.

Quando o diretório navegado tem imagens ou vídeos, ele cria thumbnails para os formatos de imagem jpg, png e 3gp. Tem visualizador de textos e de imagens embutido, permite realizar busca por arquivos e também suporta temas personalizados.

Gerenciador de arquivos Android

Android – melhor gerenciador de arquivos

O File Expert é gratuito e não tem anúncios. Praticamente perfeito!

O vídeo abaixo, em inglês, faz uma demonstração das funcionalidade do File Expert.

Já utilizei vários outros gerenciadores de arquivos no Android e nunca encontrei nenhum que fosse tão completo, rápido, leve e eficiente quanto o File Expert. Instale em seu Android através do Android Market e não se preocupe mais com a manipulação de arquivos em seu telefone.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)