Usamos arquivos PDF para diversas finalidades no nosso dia a dia. São fins como ler um ebook, transferir documentos importantes, formatar um trabalho de faculdade, etc. É um dos tipos de arquivos mais eficientes, confiáveis ​​e portáteis que se conhece. O uso de arquivos PDF também incentiva trabalho sem papel e fluxos de trabalho eficientes. E nem sempre temos tempo para converter arquivos PDF que precisam ser editados para serem reencaminhados ou simplesmente corrigidos.

Para possibilitar essa edição de arquivos PDF, programas como Wondershare PDFelement foram criados com diversas funcionalidades para a edição de um arquivo PDF, tornando possível a leitura, criação, anotação, edição, organização, compartilhamento, proteção, conversão, reconhecimento de caracteres (OCR) e muitos outros elementos técnicos importantes. Usando um programa como o PDFelement 6, você pode editar PDFs facilmente, como se estivesse usando o Microsoft Word.

Fazendo o download e instalando o Wondershare PDFelement 6

O programa pode ser baixado diretamente da página da Wondershare de forma bem simples. O arquivo não é grande, e deve demorar muito pouco. A instalação também é rápida e bem simples de fazer.

O PDFelemet 6 vem com uma interface bem limpa e de fácil uso. Esta versão possui opções mais claras, botões maiores e todo o design parece mais parecido com o tema geral do Windows 10. A barra de ferramentas no canto superior direito vem com uma opção para mostrá-la ou ocultá-la. Na primeira guia, Arquivo, você verá a opção para ver as propriedades do arquivo, a descrição, as permissões, etc. A barra de ferramentas possui outras opções para fazer alterações no arquivo, que é o que você precisará para editar seu arquivo PDF. Na página principal, ao escolher a opção para Editar PDF, basta navegar até uma pasta com o arquivo PDF que você deseja editar.

PDFelement

A interface do PDFelement ajuda bastante na hora de escolher o arquivo PDF que precisa ser editado. (Foto: Wondershare)

Recursos que podem ser úteis na hora de editar um arquivo PDF

Alguns recursos do PDFelement e outros programas podem facilitar ainda mais a edição do PDF. O reconhecimento de forma é capaz de transformar qualquer formulário não preenchível que foi criado usando qualquer aplicativo do Office em um PDF editável e preenchível com apenas um clique. O processo de transferência de dados de formulários PDF para o Excel é também possível e simples. Em vez de digitar manualmente dados de centenas de formulários, programas como o PDFelement permite, que sejam extraídas informações dos campos dos formulário de arquivos PDF idênticos para um único arquivo .CSV.

PDFelement

Disponível online, até a versão mais básica do PDFelement é muito eficiente no trabalho ao qual se propõe realizar. (Foto: Wondershare)

Usando um programa de edição de PDF

O uso deste software para executar operações relacionadas ao PDF é uma tarefa fácil.

A primeira opção principal é a edição de PDF, que é o principal trabalho de programas como PDFelement Ao clicar no botão, você será solicitado a abrir um arquivo PDF. Ao fazer isso, o arquivo será aberto em uma nova janela de edição onde serão exibidas opções para adicionar texto, imagem ou link. Para edição, você pode escolher entre o modo de linha e o modo de parágrafo. Se o arquivo não tem caracteres que foram reconhecidos ou digitados, é possível passar um OCR para reconhecer os caracteres. Apesar do programa ser bom nisso, é necessário algum trabalho de edição para corrigir erros naturais desse tipo de aplicação. Vale lembrar que o OCR só está disponível na versão PRO do programa.

Apenas no caso de você estar disposto a converter seus arquivos PDF em outros formatos, você precisa clicar no botão Converter PDF na tela inicial. Isso solicitará que você abra um arquivo PDF e escolha o formato para o qual quer salvar o arquivo. Dependendo do tamanho do arquivo, a saída será salva. Ao contrário de muitos programas para converter arquivos PDF, os erros de formatação, comuns nesses programas, são muito menores ou quase inexistentes no PDFelement. O inverso também é possível, criando um arquivo PDF a partir de outros formatos de arquivo.

Para finalizar a edição, basta escolher salvar e dar nome ao seu arquivo. Simples assim.

Observações finais

Claro, você pode escolher outros programas de edição de PDF. O PDFelement é um dos mais completos e funciona exatamente como ele se propõe a fazer. Seus custos são relativamente baixos pelo que ele é capaz de fazer e torna o trabalho muito mais simples e eficiente, principalmente quando é necessário usar a ferramenta OCR do programa em alguns arquivos PDF.

Qual programa vocês usam para editar PDFs? Testaram o PDFelement? O que acharam?

Marcadores: ,

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)