Como fazer hard reset?

Escrito na categoria "Manutenção de celulares" por André M. Coelho.

Em primeiro lugar, muitas pessoas confundem a palavra hard reset com a palavra reiniciar. Se você quiser retornar seu dispositivo às configurações de fábrica, vá até o final da postagem para descobrir como fazer isso. Se você encontrou algum atraso significativo ou qualquer outro problema que deseja corrigir sem perder todos os seus dados, continue lendo.

Quando fazer hard reset?

Às vezes, quando seu dispositivo Android está lento, se os aplicativos estão abrindo lentamente ou algumas partes do sistema operacional simplesmente não funcionam como você gostaria, uma maneira de corrigi-los é reinicializar ou redefinir.

No entanto, uma simples reinicialização pode não ser suficiente para redefinir alguns dos problemas que você tem. Vamos primeiro dar uma breve olhada em todas as opções que você tem.

Diferença entre reset e reiniciar

Por favor, não confunda a terminologia aqui.

A reinicialização simplesmente reinicia seu telefone. Uma redefinição, conhecida pelo nome em inglês de reset, limpa todos os dados para limpar bugs.

O que é hard reset? E soft reset?

Você pode pensar que as palavras hard e soft neste contexto especificariam a “intensidade de reinicialização”, por mais ridículo que isso possa parecer. Até certo ponto, você está certo.

As palavras Soft e Hard vêm de SOFTware e HARDware. Isso significa que se você estiver usando um software para reiniciar seu telefone Android, é uma reinicialização SOFT (como reiniciar da maneira normal). Puxar a bateria seria um reset HARD, pois envolvia o hardware do dispositivo.

Hard reset de Android

Faça o Hard Reset de seu Android para recuperar o bom funcionamento do dispositivo. (Foto: YouTube)

Como fazer hard reset?

Como a palavra já indica, um Hard Reset requer que você faça algo com o hardware do seu telefone. Alguns dispositivos não têm baterias removíveis.

Para simular o consumo da bateria, ligue o telefone, mantenha pressionados os botões Liga / Desliga e Diminuir volume simultaneamente até ver a tela desligar e ver a animação de reinicialização.

Redefinir para as configurações de fábrica

Os dispositivos Android facilitam o retorno do telefone às configurações de fábrica. Para fazer isso, vá para Configurações -> Backup e redefinição -> Redefinir dados de fábrica.

Se você não conseguir acessar suas configurações por algum motivo, será necessário redefinir seu dispositivo no modo de recuperação.

Para inicializar no modo de recuperação, certifique-se de que o dispositivo esteja desligado e siga estas instruções:

Segure o botão Aumentar volume e liga / desliga simultaneamente.

Segure a combinação de botões até ver a palavra Iniciar. Alguns dispositivos serão carregados diretamente nos botões de liberação de recuperação quando você vir o logotipo do Android

Use os botões de volume para rolar até “Recuperação” e pressione o botão liga / desliga para selecioná-lo

Se você vir “Sem comando”, segure o botão liga / desliga e pressione o botão Aumentar volume uma vez

Use Diminuir volume para rolar para baixo até “limpar dados / redefinição de fábrica” ​​e pressione o botão liga / desliga para selecionar

Selecione Sim da mesma forma

Problemas com o hard reset

Se seu dispositivo não liga de jeito nenhum, seu telefone pode ter sofrido um soft brick. Outros passos são necessários para consertar este problema.

Se você deseja fazer um backup antes de redefinir as configurações de fábrica? Na maioria dos casos, você não precisa se preocupar. A maior parte do conteúdo do seu dispositivo será vinculado à sua conta do Google de qualquer maneira: aplicativos que você baixou, contatos, mensagens, e-mails, etc. No entanto, se você tem root, você pode fazer um chamado Nandroid backup, que pode ser restaurado para que seu telefone tenha a mesma aparência de antes da redefinição.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário