Depois de perceber que você excluiu acidentalmente todas as suas fotos de férias do cartão de memória do seu smartphone, bate aquele desespero. Ou talvez seu filho de alguma forma tenha conseguido limpar a memória do smartphone. Isso não é nada bom, mas acredito que muitas pessoas também já passaram por isso. A boa notícia é que há como recuperar as fotos do celular, então não é preciso perder as esperanças.

O que se segue são algumas maneiras de recuperar suas fotos perdidas de um cartão de memória ou smartphone. Algumas soluções envolvem o uso de software, enquanto outras podem ser tão simples quanto procurar na pasta certa. Não há garantia de 100% de que os métodos funcionem, mas eles valem a pena antes de pagar por um serviço de recuperação profissional ou desistindo completamente de reaver suas fotografias deletadas.

O que acontece quando uma foto é apagada do celular?

Antes de mergulhar no processo de recuperação, pode ajudar a entender o que acontece quando você exclui uma foto. Fazendo isso, você não apaga completamente os arquivos. Os dados ainda estão lá. O sistema apenas marca o espaço disponível para outros arquivos (novas imagens).

Ainda assim, neste caso, é importante que você não tire fotos novas, uma vez que elas podem substituir o espaço das fotos excluídas, quando elas podem desaparecer completamente. Se você seguir essa regra, há uma boa chance de você recuperar essas imagens com o software de recuperação.

Como recuperar fotos apagadas do cartão de memória do celular?

Existem vários aplicativos de desktop diferentes para recuperar fotos deletadas do cartão de memória. Você pode utilizar qualquer um deles e eles vão ser bem úteis no processo, seguindo passos bem semelhantes. Nosso guia funciona tanto para quem tem um Mac quanto para quem tem um PC com Windows. Vamos então aos passos para a recuperação.

Recuperar fotos

Recupere fotos deletadas de seu smartphone e tenha seus momentos guardados da melhor maneira possível. (Foto: Aiseesoft)

  • Passo 1

Conecte seu cartão de memória ao seu computador, seja através de um leitor de cartão interno ou externo.

  • Passo 2

Inicie o programa de recuperação de fotos escolhido.

  • Passo 3

Selecione o seu cartão de mídia na lista. Pode não ser rotulado de forma a que você esteja familiarizado (por exemplo, cartão SD SanDisk), então veja o tamanho do disco como uma pista. Por exemplo, se você tiver um cartão de 16 GB, você quer encontrar a unidade de tamanho semelhante. Escolha a unidade correta com dois cliques.

  • Passo 4

Nesse passo você deve escolher a formatação do seu cartão SD, geralmente, mas nem todos os programas tem esse passo. Geralmente o SD está formatado em FAT32 ou ext2, ext3, etc.

  • Passo 5

Você geralmente terá duas opções na tela seguinte: livre ou inteiro. Escolha livre se você estiver procurando por recuperar arquivos excluídos. Mas se você acha que seu cartão de memória está corrompido, selecione inteiro.

  • Passo 6

Em seguida, você será solicitado a escolher onde você deseja salvar seus arquivos recuperados. Você pode querer criar uma nova pasta na sua área de trabalho ou salvá-la na pasta Imagens. O programa então iniciará o processo de recuperação.

Dependendo de quantos arquivos você tenha no cartão de memória, pode demorar um pouco. O programa fornece um tempo estimado de conclusão e mostra em tempo real o número e os tipos de arquivos que recuperou do seu cartão de memória.

Como recuperar fotos apagadas no celular iPhone?

A partir do iOS 8, a Apple tornou mais fácil recuperar fotos e vídeos excluídos do seu iPhone. Você só precisa seguir estas etapas, mas há uma advertência importante, que vamos explicar mais abaixo.:

  • Passo 1

Vá para o aplicativo Fotos do iPhone e toque em Álbuns na barra de ferramentas inferior.

  • Passo 2

Desça a lista abaixo e toque em Recentemente excluídas. Como o nome sugere, é aqui que você encontrará um álbum de fotos e vídeos excluídos recentemente.

  • Etapa 3

Se você encontrar a imagem perdida, basta tocar na foto individual e selecionar Recuperar para adicioná-la de volta ao seu álbum de fotos, ou Excluir se quiser apagá-la permanentemente.

Nosso aviso: recentemente excluídas mostra apenas fotos e vídeos dos últimos 30 dias. Após esse tempo, os arquivos são excluídos permanentemente. Se você está procurando por uma foto com mais de 30 dias, você poderá recuperá-lo restaurando seu iPhone a partir de um backup antigo usando o iTunes ou o iCloud, se você estiver fazendo o backup regular do seu dispositivo, ou tentando um aplicativo de terceiros para recuperar seu iPhone.

Como recuperar fotos do seu telefone Android?

Se o seu dispositivo Android tiver uma entrada para cartão microSD e você salvar suas fotos e vídeos no cartão de memória, você pode usar um software de recuperação como acima mencionado para localizar as imagens que estão faltando.

Caso contrário, experimente um aplicativo de software de desktop para recuperar de fotos da memória interna do smartphone. O aplicativo vai escanear seu dispositivo Android para arquivos excluídos. Depois, você terá então a opção de recuperá-los. Vale lembrar que existem tanto opções pagas quanto gratuitas para esses aplicativos.

Como recuperar fotos deletadas

Após ativar as configurações de desenvolvedor do Android clicando 7 vezes sobre a versão do Android no menu “Sobre o telefone”, basta acessar as opções e ativar a depuração USB para recuperar as fotos do seu aparelho por um computador. (Foto: AndroidPIT)

Veja o passo a passo para usar um programa de recuperação de arquivos do seu smartphone Android:

  • Passo 1

No seu smartphone Android, verifique se o recurso de Depuração USB está ativado. Para fazer isso em um dispositivo do Android, vá para Configurações -> Sobre o telefone -> Versão do Android e, em seguida, toque algumas vezes até receber uma mensagem dizendo: “Você agora é um desenvolvedor!” Retorne ao menu Configurações, selecione Opções do desenvolvedor e ative a depuração USB.

  • Passo 2

Depois de iniciar o aplicativo, conecte seu smartphone ao computador por meio de um cabo USB e selecione Multimídia/Dispositivo móvel no menu principal do programa.

  • Passo 3

Na próxima tela, selecione seu dispositivo para verificar arquivos (novamente, se o seu telefone não aparecer com um nome familiar, procure tamanho de capacidade similar como uma pista) e pressione Iniciar.

  • Passo 4

Uma vez concluída a verificação, você pode visualizar e selecionar quais arquivos deseja recuperar usando o menu do programa. Depois disso, clique no botão Recuperação e selecione onde deseja que os arquivos sejam armazenados.

Esperemos que uma dessas soluções o ajude a recuperar suas fotos. Caso contrário, você ainda possui outras opções, como serviços profissionais de recuperação de dados. Embora caro, eles podem recuperar alguns arquivos de trabalho importantes ou fotos que você guardava com carinho..

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. E da próxima vez, não se esqueça de fazer o backup automático de suas fotos!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)