Os modismos da Internet vêm e vão constantemente, mas um que persistiu teimosamente, apesar das repetidas previsões incorretas de sua morte iminente, é o código QR (sigla para Quick Response ou Resposta Rápida). Então, o que é um código QR e por que é importante? Como ele pode ser utilizado?

O que é um QR Code?

Se você nunca ouviu o termo antes, pode estar coçando a cabeça agora. Embora os mais entendidos da Internet já saibam, o código QR é parecido com um código de barras, com vários pontos pretos e brancos. Porém, as semelhanças param aí. Ele tem a forma de um quadrado ao invés de uma linha de barras.

Talvez um pouco estranho, à primeira vista, esse código é algo que os pequenos empresários e empresários precisam estar cientes, pois está se tornando cada vez mais uma ferramenta importante. O código QR é basicamente uma extensão natural do código de barras convencional, que existe desde meados da década de 1970 em tudo, desde compras de supermercado a grandes remessas de contêineres. Foi projetado em 1994 para fabricantes de automóveis japoneses rastrearem peças de automóveis. Agora está sendo usado por grandes empresas e pequenas empresas.

Por que usar o QR Code?

O código QR tem muitas vantagens sobre um código de barras convencional, no entanto. A principal vantagem é que você pode armazenar até cem vezes mais informações em um código QR do que em um código de barras horizontal convencional. Além disso, os códigos QR podem ser digitalizados de qualquer direção em 360 graus. Isso facilita a leitura do dispositivo e diminui a possibilidade de interferência em segundo plano.

A terceira principal vantagem é que, do ponto de vista de marketing, a aparência do código é única e interessante, aumentando a probabilidade de envolver o cliente em qualquer campanha em que ele possa ser implantado.

Qualquer pessoa pode fazer o download de um leitor de código QR em um smartphone, e a maioria é gratuita. Isso significa que qualquer cliente pode entrar na sua empresa com o smartphone e digitalizar um código QR que você gerou. Um usuário do Android pode usar algo como o QR Code Reader e um usuário do iPhone pode baixar o aplicativo Quick Scan. Ambos são gratuitos.

Existem muitos sites que permitem gerar códigos QR e, novamente, a maioria é gratuita. Você pode baixá-los para o seu computador para impressão. Uma pesquisa no Google por “gerador de código QR” traz inúmeros resultados, cada um oferecendo opções diferentes. Portanto, basta selecionar as opções que funcionam melhor para você.

Usos para o QR Code

Um QR Code pode armazenar muita informação, e ser uma ótima ferramenta para segurança. (Foto: macworld.co.uk)

Possíveis aplicações de QR Code

Agora, vamos ver alguns cenários relacionados aos negócios em que você usaria códigos QR.

Use um QR Code para direcionar um cliente para o URL de um site, Facebook, Twitter ou outra página de mídia social.

Use para compartilhar uma mensagem de texto.

Use como um código de desconto a ser levado ao balcão de check-out de uma loja com 10% de desconto, por exemplo.

Use no seu cartão de visita com os detalhes de contato incorporados ao código.

Use para vincular a um local do Google Maps para o seu novo local de loja.

Use para vincular a um vídeo ou canal do YouTube, talvez demonstrando novos produtos ou vídeos engraçados.

Use para vincular a um download da loja de aplicativos.

Use para incorporar o preço de produtos como uma alternativa para preços mais convencionais.

Use na autenticação de dispositivos para acesso com segurança para sites.

Use na autenticação de transações financeiras.

Coloque na página “entre em contato” de um site, permitindo que as pessoas o digitalizem e obtenham suas informações de contato diretamente em seus telefones.

Coloque o código em mesas e nas paredes do seu restaurante como uma maneira fácil para os clientes enviarem uma atualização de status do Foursquare ou do Facebook.

Coloque um código no menu de um restaurante, permitindo que os clientes o digitalizem com seus telefones e liguem instantaneamente para fazer um pedido.

Coloque um código QR no final de vídeos promocionais, levando os espectadores a uma página de destino de um site.

Felizmente, você já pode ver as vantagens de usar códigos Q. Os códigos podem ajudá-lo a armazenar uma quantidade enorme de informações e fornecer uma nova maneira criativa de prender a atenção das pessoas.

Nem todo mundo está convencido do valor do código QR

Claro, ainda existem alguns especialistas em marketing que acreditam que os códigos QR perderam completamente as novas tendências.

Atualmente, estamos em um ponto em que a tecnologia necessária para o sucesso dos códigos QR está em vigor. Esses elementos não estavam presentes quando os códigos QR começaram a ganhar popularidade. Mas ainda assim, se você olhar ao seu redor, verá códigos QR em quase todos os lugares. Nem toda aplicação de códigos QR utiliza a tecnologia para sua melhor vantagem. Mas veremos ainda mais desses códigos espalhados por aí.

Você já usa os códigos QR? Como usa? Já encontrou algum prático?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)